quinta-feira, 3 de abril de 2014

Turma 801 pergunta: Qual a diferença entre dissertação e crônica?


A Turma 801 hoje, aprendeu  a diferença entre dissertação e crônica. Vimos alguns exemplos e tentamos criar nossos textos.

Dissertação:
Dissertar é refletir, debater, discutir, questionar a respeito de um determinado tema, expressando o ponto de vista de quem escreve em relação a esse tema. Dissertar, assim, é emitir opiniões de maneira convincente, ou seja, de maneira que elas sejam compreendidas e aceitas pelo leitor; e isso só acontece quando tais opiniões estão bem fundamentadas, comprovadas, explicadas, exemplificadas, em suma: bem ARGUMENTADAS (argumentar= convencer, influenciar, persuadir). A argumentação é o elemento mais importante de uma dissertação. A dissertação é muito utilizada no mundo cientifico. 

Crônica:
A crônica é o único gênero literário produzido essencialmente para ser vinculado na imprensa, seja nas páginas de uma revista, seja nas de um jornal. Quer dizer, ela é feita com uma finalidade utilitária e pré-determinada: agradar aos leitores dentro de um espaço sempre igual e com a mesma localização, criando-se assim, no transcurso dos dias ou das semanas, uma familiaridade entre o escritor e aqueles que o lêem. Em regra geral, a crônica é um comentário leve e breve sobre algum fato do cotidiano. Para ser lido enquanto se descansa numa poltrona. O comentário pode ser poético ou irônico, mas o seu motivo, na maioria dos casos, é o fato miúdo: a notícia em quem ninguém prestou atenção, o acontecimento insignificante, a cena corriqueira. Nessas trivialidades, o cronista surpreende a beleza, a comicidade, os aspectos singulares. O tom é o de uma conversa aparentemente banal. A crônica busca o pitoresco ou o irrisório no cotidiano de cada um. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário