quinta-feira, 3 de julho de 2014

Culturas na Copa (Turmas: 701 e 702)




FRANÇA

O modo francês de educar os filhos revela que é preciso preservar os direitos dos pais.
Os franceses não vivem em função deles nem tratam as crianças como pequenos reis. Elas não toleram birras, não negociam nem passam o fim de semana acompanhando os pequenos em parquinhos ou festas infantis. Em resumo, educam, mas conseguem manter a vida adulta sem transformar seu mundo num playground.
A carapuça, em boa parte dos casos, serve para as mães brasileiras, já que a educação por aqui é pautada mais pela americana do que pela europeia, como observa a psicopedagoga Ceres Alves de Araújo, da PUC de São Paulo. "As francesas sabem dizer não e ponto", afirma Ceres, que morou em Paris e viu como lá a “criança é tratada como criança”. Para a psicopedagoga, a diferença é que na cultura americana os pais se perdem em longas explicações desnecessárias para os filhos pequenos. "Até os 5 anos, a criança nem sequer entende tantos argumentos. Basta dizer não", aconselha. Se houver réplica, Ceres sugere a resposta: "Porque sou sua mãe e sei o que é melhor". É na adolescência, quando caberia esticar a conversa, que muitos pais, exaustos, optam pelo "não e ponto". "São comportamentos invertidos. A criança precisa ser obediente na infância para na adolescência não se tornar um ser desobediente."


Alimentação: Os franceses prezam horários fixos para as refeições, sempre à mesa, começando com uma salada e terminando com queijo. As crianças comem uma versão encurtada do menu dos adultos e são encorajadas a provar de tudo. Não existe criar um cardápio diferenciado ou a hipótese de preparar outro prato porque naquele dia não tem nada que o pequeno aprecie. Comida, na França, não envolve jogo emocional. "Os pais preparam as refeições com calma e ingredientes frescos. As crianças aprendem a respeitar o alimento".
Sono: O horário de ir para a cama é outro drama tratado com sabedoria à francesa. Enquanto nos Estados Unidos (e aqui!) os pais passam meses sem dormir para atender o bebê no meio da noite, os franceses aguardam até dez minutos para ter certeza de que a criança está realmente infeliz. Eles se permitem acreditar que o pequeno pode estar apenas resmungando ou sonhando. Ou que logo voltará a dormir. "Pais que se revezam no quarto do filho criam um condicionamento inadequado", acredita os franceses.
Sob diversos aspectos, os franceses esperam mais de uma criança, ainda que ela seja apenas uma criança. Isso significa que os pequenos não só devem dizer "por favor" e "obrigado" mas também bonjour e au revoir aos adultos. Eles ainda devem aprender a esperar, seja em nome da paz doméstica, seja para evitar constrangimento social. Os pais, ali, se empenham em combater o caos criado pelo mundo infantil e preservar os “direitos” paternos. Ceres aprova. "Aqui, vivemos a era do 'filiarcado', em que os filhos reinam", critica ela. Ensinar as crianças a lidar com a frustração é a regra máxima de French Children Don’t Throw Food. Na abordagem francesa, os pais estabelecem uma "moldura" de limites. A imagem sugere fixar regras, mas com certa liberdade dentro delas. Com a moldura definida, as necessidades dos adultos permanecem, ao menos, no mesmo nível que as das crianças. Para os franceses, criar filhos é apenas parte do plano, e não um projeto de vida.
Os franceses não são muito chegados ao banho devido a este costume ter sido incorporado à nossa cultura pelos índios sul-americanos. Costumam se lavar com uma luva felpuda e uma bacia d'agua. O resto é na base do "creminho".
Uma outra curiosidade é que aproximadamente 45% do povo francês não tem o hábito de escovar os dentes.
Os homens tem fama de turrões e taciturnos enquanto as mulheres gozam de um elevado grau de escolaridade, independência econômica e social, além da tão almejada igualdade de direitos pleiteada pelo universo feminino.
Talvez seja o povo francês o europeu que tenha o maior grau de politização e patriotismo. Eles respeitam aquele negócio de "liberté, igualité, fraternité! Em suma, eles realmente sabem votar, pois discutem política e escolhem concienciosamente os seus representantes além de considerarem a França o centro do mundo. O etnocentrismo francês é muito forte.
No trânsito francês é raro tomar conhecimento de algum acidente. Eles respeitam as leis muito mais do que nós.
Para os franceses, alguém considerado muito pobre, digno de pena, é alguém que ganha somente o necessario para se alimentar, se vestir, pagar as suas contas e aluguel
Os cachorros são aceitos em qualquer lugar: restaurantes, padarias, lojas, etc.
Ao chegar no trabalho, todos se cumprimentam com apertos de mão, homens e mulheres. Beijinhos somente depois de muita intimidade.
Na França se come carne de cavalo.
É proibida a venda de bonecos que não tenham rostos humanos, como ETs, por exemplo.



Aluna: Vitória Teixeira- Turma: 702- Laboratório de Informática- Profª: Mel







ALEMANHA

- Os alemães adoram carne suína. A carne de porco é a mais popular do país e serve de base para diversos pratos típicos da culinária alemã. Além desta carne, as batatas e as salsichas também são muito consumidas nos país.
Exemplos de pratos típicos da culinária da Alemanha: Chucrute (conserva de repolho), Esbein (joelho de porco assado ou frito), boulette (bolinhos recheados com carne), Schlachtplatte (barriga de porco com chucrute e batata) e Bratkartoffeln (cozido de batatas com bacon e cebolas).
- A bebida alcoólica mais consumida na Alemanha é a cerveja. O povo alemão é um dos maiores consumidores mundiais desta bebida. No país, existem cerca de 1.200 cervejarias. Vale lembrar também que o maior festival de cerveja do mundo ocorre na cidade de Munique. É a famosa Oktoberfest.
- O povo alemão também é um dos maiores consumidores de pães do mundo. No país, é possível encontrar cerca de 1.200 tipos de pães.
- O açúcar mais consumido na Alemanha não é o derivado da cana-de-açúcar, como ocorre no Brasil, mas sim o de beterraba.
- A igreja mais alta do mundo fica na Alemanha. É a Catedral de Ulm com 161,5 metros de altura (equivalente a um prédio de 65 andares).
- Com clima temperado úmido, a Alemanha é um dos países mais frios da Europa na época do inverno. Nesta estação, os termômetros podem atingir até 15 graus negativos.
- A vida dos cachorros alemães não é das piores, pois estes animais tem acesso livre, obviamente com seus donos, a restaurantes, mercados, cafés e outros locais públicos.
- Na Alemanha, a idade mínima para o consumo de bebidas alcoólicas é de 16 anos.
- É considerado um dos países com maior número de invenções úteis da História. Exemplos: motor a diesel, aspirina, relógio de bolso, insulina, imprensa, dínamo, elevador elétrico, locomotiva elétrica, microscópio eletrônico entre outros.
- Na Alemanha a TV pública é paga. Toda residência que recebe o sinal da tv pública alemã deve pagar cerca de18 euros.
- A Alemanha é o quinto melhor país do mundo para se viver (de acordo com o IDH de 2012), em função da alta qualidade de vida.
- O futebol é o esporte número um na preferência do povo alemão. Vale lembrar que a seleção alemã de futebol já foi três vezes campeã da Copa do Mundo FIFA de Futebol.
- A Alemanha possui o maior parque gerador de energia eólica do mundo. O país também é um dos maiores produtores de energia solar do mundo.
- Os alemães adoram automóveis e, mais ainda, dirigir em alta velocidade. Uma das principais rodovias do país é a Autobahn, onde não há limite de velocidade (exceto em curvas acentuadas e proximidades de zonas urbanas).
- Embora o alemão seja a língua oficial do país, existem diversos dialetos na Alemanha, que variam de região para região.
- A bicicleta é um meio de transporte muito usado nas cidades alemãs, sendo que grande parte delas possuem sistemas de trânsito com ciclovias e bicicletários.
- A Alemanha possui uma das menores taxas de natalidade do mundo (1,39 filhos por mulher).
- A Alemanha possui a economia mais rica da União Europeia.
- O Catolicismo e o Luteranismo são as religiões mais seguidas pelo povo alemão.
- Na rua os alemães nunca atravessam se o sinal não estiver verde, pode não haver um único carro num raio de um quilômetro que, mesmo assim, ninguém atravessa a estrada.
-Nas ruas é obrigatório recolher o cocô do cachorro levado a passear.
-Ônibus e trens não têm cobradores, o dinheiro é colocado em uma caixa junto ao motorista. Ele imprime o ticket e dá o troco.
-Nem só de carne de porco e salsicha vive um alemão. Há também o repolho – que em conserva torna-se o ingrediente principal do chucrute.
- Mas a salsicha continua sendo muito importante no país. As salsicharias não se cansam de criar novos tipos da iguaria, até mesmo a de carne decorada com desenhos de animais, própria para crianças.
-Existem várias receitas alemãs a base de cerveja e presunto e é muito comum o hábito de misturar frutas aos alimentos.
Na Alemanha, pode-se encontrar pessoas bebendo cerveja às 10h da manhã. Alguns já estão bêbadas nesse horário.
Na Alemanha, ainda existe nazismo e um partido político neo-nazista. Porém, quando essas pessoas organizam uma passeata em determinada cidade, aonde 200 neo-nazistas estarão presentes, 2000 civis estarão na mesma rua para impedir essa manifestação e mais 3000 policiais estarão nas ruas para impedir surtos de violência. (Números meramente ilustrativos)



Alunos: Weric Bruno Alves Soares e Vitor Hugo da Silva de Oliveira
Laboratório de Informática – Profª: Mel- Turma: 701







ARGENTINA

1.   Buenos Aires, conta com uma extensa e bem distribuída rede de ônibus, além de cinco linhas de metrô, que garantem acesso barato a qualquer ponto da cidade.
2.   A Argentina possui a segunda maior população judia das Américas, atrás apenas dos Estados Unidos.
3.   A montanha mais alta das Américas é o Aconcágua, com 6.962 metros, próximo da cidade argentina de Mendoza.
4.   A maior parte das quedas d’água das Cataratas do Iguaçu está no lado argentino, já as maiores, ficam no lado brasileiro.
5.   O Teatro de Colón foi pré-fabricado na França e transportado por partes para Buenos Aires, de barco. As peças foram depois montadas em 1908.
6.   Cinco prêmios Nobel foram concedidos a argentinos, um de química, dois de medicina e dois da paz.
7.   Internacionalmente, a "música da Argentina" mais conhecida é o tango, que se desenvolveu em Buenos Aires e arredores.
8.   O curioso é que o tango foi criado pelos negros argentinos do bairro de Montserrat. Há algumas hipóteses para explicar a origem do nome. A primeira diz que tango veio de “tambor” e a segunda, que teve como origem “Xangô” (entidade de origem africana).
9.   O esporte mais popular na Argentina é sem dúvida o futebol e é o que desperta maiores paixões. Seus dois times mais importantes são os arquiinimigos Boca Juniors e River Plate.
10. A primeira seleção de futebol que os brasileiros enfrentaram foi a argentina, em 1914. Os argentinos venceram por 3 a 0.
11. Os Argentinos nunca reconheceram Madonna como Evita Perón no filme de 1996 e por isso fizeram a sua própria versão do filme com uma atriz argentina, Esther Goris.
12. Nas grandes cidades da Argentina, os supermercados abrem 7 dias por semana.
13. A carne de vaca é a base alimentar dos argentinos. O churrasco (asado) é a forma mais típica de prepará-la e constitui um verdadeiro ritual entre família e amigos nos fins de semana.
14. A cozinha tipicamente argentina (criolla) é representada pelas empanadas - pastéis de massa leve que podem ser recheados com carne, frango, presunto e queijo, etc
15. O mate, feito com uma erva verde que se toma como infusão, é a bebida mais típica do país. Pode-se beber com ou sem açúcar.
Aluna: Thainara dos Santos Araujo e Milena de Souza
                                                                        Laboratório de Informática- Professora Mel- Turma 701




Estados Unidos


- O café da manhã (breakfast) nos Estados Unidos é extremamente calórico. As famílias norte-americanas costumam se alimentar com bacon frito e ovos. Os flocos de milhos (corn flakes) com leite também fazem parte desta refeição.
- O hambúrguer é o tipo de comida mais comum dos Estados Unidos. No churrasco das famílias norte-americanas não pode faltar a carne de hambúrguer. Outros pratos típicos da culinária dos Estados Unidos são: bolo de carne, frango frito, pizza, hot-dog e torta de maçã.
- Os Estados Unidos é o país que mais produz filmes, desenhos animados e seriados de TV do mundo.
- O principal feriado nacional dos EUA é o 4 de julho (Dia da Independência), data em que os norte-americanos celebram a separação das Treze Colônias do Império Britânico. Outro feriado muito tradicional na cultura dos EUA é o Thanksgiving (Dia de Ação de Graças), em que os norte-americanos agradecem a Deus as bênçãos e dádivas.
- Os Estados Unidos possuem a economia mais rica do mundo (maior PIB).
- Embora existam vários partidos políticos, somente dois se alternaram na presidência da República desde 1853: O Partido Republicano e o Partido Democrata.
- Os esportes favoritos dos norte-americanos são o futebol americano, o beisebol e o basquete, sendo o primeiro o mais popular no país.
- Os Estados Unidos tem uma das populações mais obesas do mundo, graças a alimentação rica em açúcar e gorduras, que são muito comuns no país.
- A cidade mais populosa dos Estados Unidos é Nova Iorque com 8,1 milhões de habitantes (Censo 2010).
- O Protestantismo é a religião mais seguida pelo povo dos Estados Unidos (cerca de 52%).
- Os Estados Unidos é o país que mais investe na área militar, sendo que possui o maior poder bélico do mundo.
- A moeda dos Estados Unidos, o dólar, é a mais utilizada nas relações financeiras e comerciais em todo mundo.
- Nos Estados Unidos é muito comum os filhos, ao entrarem na universidade, saírem da casa dos pais. Isso ocorre, pois no sistema universitário norte-americano os alunos, quase sempre, vão estudar em universidades distantes de casa (outras cidades ou estados).
- Terremotos na costa oeste e furacões na costa sudeste e sul são os perigos naturais mais comuns do território norte-americano.
Os Estados Unidos são praticamente um país bilíngue! Tudo está escrito em inglês e em espanhol.
- É a terra do consumismo exagerado. Muita gente compra, para depois pensar se quer o produto. Se não quiser, pode devolver em uma semana recebendo o dinheiro de volta, sem ninguém ao menos te perguntar o porquê.
- A carteira de motorista pode ser tirada aos 16 anos.
- Não existem frentistas nos postos de gasolina.
- Quando o ônibus escolar para, todos os carros de todas direções são obrigados a parar também;
- O cinema americano, além de uma forma de expressão cultural específica de um povo, é também uma das mais bem sucedidas indústrias de entretenimento do mundo
- Em 1886, na cidade de Atlanta, o farmacêutico John S. Penterton, estava preocupado em acabar com as ânsias de vômito de alguns clientes. Entregou a receita de um preparado à Jacob's Pharmacy, onde esse foi misturado com água carbonatada. Foi assim que chegou a fórmula da Coca-Cola.
- Toda casa tem lava louca e secadora de roupas
- Ninguém bate palmas no parabéns
- Ninguém anda de chinelos pela casa, andam descalços ou de meias;



Alunos: Wellington Rodrigo de Oliveira e Wallace Santos

Laboratório de Informática- Profª: Mel – Turma: 701



Holanda

 Etiqueta
Saudações: Ao se encontrar com familiares, amigos e conhecidos, é comum cumprimentar os outros com três beijos alternados no rosto. Os homens geralmente apertam as mãos.
Conversação: Os holandeses são famosos por serem diretos (o que às vezes é visto como grosseria) e não há tópico que não possa ser discutido em uma ocasião informal. A única coisa que você não deve fazer é perguntar a um conhecido holandês o quanto ele ganha. 
Fazendo negócios: Essa cultura de objetividade significa que não há muito espaço para conversa fiada. As pessoas apertam as mãos, se apresentam e já começam a falar de negócios. Geralmente, as pessoas são chamadas pelo sobrenome ou primeiro nome, mesmo que seja o diretor-gerente. 
As negociações não são reiniciadas após um contrato ter sido assinado. Para um holandês, um contrato significa o fim das negociações: acordo é acordo. Acordos falados, convites e promessas são geralmente levados ao pé da letra.
Presentes: Na Holanda, é comum levar um presente não apenas para um aniversário, mas também ao ser convidado para jantar na casa de alguém. Pode ser um livro, flores, chocolates ou uma garrafa de vinho. Ao receber um presente, espera-se que as pessoas o abram imediatamente. 
Comida: A comida não tem um papel muito importante na cultura holandesa. O café da manhã é geralmente ignorado, o almoço é uma refeição simples de pão, laticínios e fruta, e o jantar é composto principalmente por batatas, verduras e carne.
 As pessoas bebem café e chá ao longo do dia. 
O jantar é servido entre 18h e 19h. Nos restaurantes, as cozinhas geralmente fecham em torno das 21h.
Ocasiões especiais
Aniversário:A maioria das pessoas comemora o aniversário com a família e amigos. O aniversariante recebe presentes, enquanto os convidados comem bolo e bebidas. O 50º aniversário é sempre celebrado com uma grande festa. Nos seus 50º aniversários, os homens são chamados de Abraão e as mulheres, de Sara, em referência aos personagens bíblicos.
Casamento:É necessário uma cerimônia civil para o casamento. O tradicional é o casamento na igreja. Os convidados se dividem entre convidados "diurnos" e "noturnos". Esses últimos são convidados apenas para a festa ou recepção. A Holanda foi o primeiro país a permitir o casamento gay.
Nascimento:Quando uma criança nasce, é servido um biscoito com confeitos de anis azuis ou rosa em cima, chamado "mice". Os holandeses geralmente colocam uma cegonha de madeira ou inflável em frente ao jardim para anunciar a todos o nascimento.
Funeral:Como é característico dos holandeses, funerais não são vistos como ocasião para grandes eventos. Embora serviços personalizados estejam ganhando popularidade, o funeral tradicional é o mais comum. 

Feriados e Festivais
Na Holanda, há uma infinidade de feriados oficiais e tradicionais que os holandeses gostam de comemorar. No dia primeiro de janeiro, alguns holandeses recebem o Ano Novo fazendo um mergulho revigorante e tradicional em água fria, por exemplo, "mergulho no mar" e "Dia do Ano Novo" na praia de Scheveningen.
Em fevereiro, o Carnaval é comemorado em muitas regiões, com os tradicionais desfiles fantasiados e festas. Além disso, a tradição americana do Dia dos Namorados está ganhando popularidade a cada ano.
Na Holanda, a caça aos ovos de Páscoa no dia de Páscoa é tão tradicional como na Alemanha. Durante todo o fim de semana de Páscoa, muitas cidades também comemoraram tradicionalmente os primeiros festivais ao ar livre, incluindo festivais de música pop, como o chamado Paaspop ("EasterPop") em Haarlem.
A maior festa do ano acontece todos os anos em 27 de abril. Este é "Dia do Rei", na Holanda, e em todo o país, com tudo e todos vestidos com a cor laranja - a cor da família real, o Huis van Oranje’. Na noite anterior ao Dia do Re, uma celebração especial chamada "Noite do Rei" acontece em Haia - um grande festival realizado no meio da cidade, com entrada livre para todos.
No dia quatro de maio, o "Dia da Lembrança", são realizadas cerimônias especiais em muitas cidades e vilas na Holanda, para lembrar e homenagear tanto os civis quanto os militares que morreram como vítimas de guerras e militares de manutenção da paz. Em 5 de maio, o Dia da Libertação é comemorado com shows e festivais, como o Bevrijdingspop ("Libertação Pop") em Haarlem.
O festival chamado Vlaggetjesdag ("Dia da Bandeira"), geralmente em torno das primeiras semanas de junho, centra-se na captura do primeiro "arenque novo" em portos de pesca. Esta é a abertura oficial da temporada do arenque e atrai um grande número de visitantes, especialmente em Scheveningen.

O recesso de verão dos funcionários do governo em Haia termina na terceira terça-feira de setembro. Neste dia, no chamado Prinsjesdag ("Dia dos Príncipes", também chamado de "Dia do Orçamento"), o monarca faz um Discurso do Trono para anunciar publicamente as orientações políticas e o orçamento para o próximo ano. Neste dia também, a Família Real passeia por Haia em um desfile em carruagem puxada por cavalos Golden Coach’.

A festa de São Nicolau, que é chamado de Sinterklaas na Holanda, é comemorada em 5 de dezembro. Na Holanda, a celebração de Sinterklaas é muito mais importante do que o Natal - especialmente para as crianças - como não há nada em especial como uma "Noite Santa" ou "Véspera de Natal" na Holanda. Os holandeses comemoram o fim do ano com oOudejaarsavond – a última noite do "Ano Velho", com champanhe, matracas e muitos fogos de artifício.
A Holanda possui feriados alternados, de modo que nem todo mundo tem feriado ao mesmo tempo. Há algumas semanas de diferença. Os feriados alternados foram criados para reduzir os grandes engarrafamentos. 
Lojas
A maioria das lojas abre todos os dias, de 9h às 17h30. Nas manhãs de segunda-feira, as lojas geralmente só abrem ao meio-dia. Na maioria das cidades, há uma noite na qual as lojas ficam abertas até às 21h. Essa noite é geralmente na quinta-feira.

Atendimento médico na Holanda
O atendimento médico holandês é de alta qualidade, comparável ao de outros países da Europa Ocidental. Estão disponíveis laboratórios de diagnóstico e especialistas em todas as áreas. Os hospitais são bem equipados, e estão disponíveis muitas clínicas e maternidades. A maioria dos médicos e dentistas fala inglês.

A maioria dos remédios está disponível no local. Mas, talvez eles não sejam da mesma marca que os remédios vendidos em outros países, e os preços geralmente são maiores. Os turistas devem levar um suprimento de remédios dos quais precisem enquanto estiverem viajando, fornecendo a documentação apropriada.

Laboratório de Informática- Professora : Mel
Alunos: Gabriel Ricarte de Sousa Lopes e Luis Gustavo da Silva Pereira
Turma: 702




ITÁLIA

Língua Italiana
A língua italiana tem sua origem no latim, língua oficial do Império Romano. Porém, vale ressaltar que existem vários dialetos na Itália como, por exemplo, o sardo, o napolitano e o toscano. A língua italiana foi de fato oficializada com o processo de unificação do país em 1861 e a formação do Estado-Nação.

Música
A Itália tem uma rica tradição musical, pois foi um dos principais berços da ópera, com destaque para compositores como Rossini, Puccini e Verdi. Atualmente a música pop italiana e o estilo romântico italiano fazem muito sucesso dentro e fora do país.

Artes
A Itália é repleta de museus de arte. A arte romana e renascentista se destacam no país. Podemos dizer que a arte italiana influenciou vários artistas e estilos artísticos durante a história.

Culinária
A culinária italiana é famosa e se espalha pelos quatros cantos do mundo. Os pratos típicos são as massas como, por exemplo, nhoque, ravióli, capeletti, canelone e lasanha. A pizza também é uma marca registrada da culinária italiana. Os molhos, principalmente os que usam o tomate, também são destaques, pois usam temperos diversos e enriquecem o sabor de outros pratos.

O futebol
O futebol, chamado de cálcio na Itália, é o principal esporte do país. Os italianos são considerados torcedores apaixonados e os jogos costumam encher os estádios.

Cinema
O cinema é muito valorizado na Itália, que já produziu filmes ganhadores de vários prêmios internacionais. O principal gênero do cinema italiano é a comédia. Os anos dourados do cinema italiana foram entre as décadas de 1950 e 1980. Neste período, podemos destacar cineastas como, por exemplo, Vittorio De Sica , Federico Fellini , Sergio Leone , Michelangelo Antonioni e Dario Argento.

Religião
A Itália é um país composto por maioria católica. Vale lembra que toda estrutura da Igreja Católica Apostólica Romana encontra-se no Vaticano. Grande parte dos italianos é praticante da religião católica. As igrejas são encontradas em grande quantidade nas cidades.

Moda
Outro forte aspecto da cultura italiana é a moda. O país é considerado um dos principais polos de produção de moda do mundo com destaque para a cidade de Milão. A Vogue Itália é considerada uma das principais revistas de moda da atualidade. Podemos destacar estilistas italianos famosos como, por exemplo, Giorgio Armani, Versace, Gucci, Valentino entre outros.

Você sabia?
-O povo italiano é conhecido por ser alegre, divertido e comunicativo. Gostam muito de dançar, cantar, conversar e fazer festas. Falam alto, geralmente gesticulando com as mãos, e adoram reunir a família para os tradicionais almoços de domingo.
-A gastronomia é um dos ícones da cultura italiana, sempre muito ligada à família e ao prazer de reuni-la. A cozinha é um espaço sagrado de quem a comanda introduzindo um toque pessoal às receitas, o 'amor'. Talvez por isso não encontremos nada igual ao Spaghetti preparado por uma legítima 'mamma' ou às pizzas das 'nonnas'. 

Aluna: Grace Henne Felix Ferreira e Manuela Ferreira da Silva

Turma: 702- Laboratório de Informática – Professora: Mel



JAPÃO


- Os japoneses tiram os calçados antes de entrar em casa. Dentro de casa, usam um chinelo especial chamado suripa. 

- O kimono é a roupa mais tradicional da cultura japonesa. Ela é muito usada, em ocasiões especiais, por crianças e adultos de ambos os sexos.

- Uma das bebidas mais tradicionais do Japão é o saquê. Originária no século III, ela é fabricada a partir da fermentação do arroz.
- O Japão é considerado o país onde tem a melhor alimentação do mundo devida a baixa taxa de obesidade e expectativa de vida acima do padrão global. A expectativa de vida no Japão é considerada a maior do mundo. Homens japoneses têm uma vida média de 78 anos e mulheres é de 85 anos.
Qual é a causa da saúde e longevidade tão fenomenal dos japoneses?
Tudo indica que seja a alimentação. A dieta japonesa inclui alimentos com baixo teor de colesterol , sem as gorduras presente em abundância na carne vermelha, laticínios e manteiga. Além disso, a dieta japonesa é rica em peixes, frutos do mar peixe e as algas Kombu (de águas quentes) e Nori (a partir de águas frias) Estes contêm quantidades elevadas de iodo, bem como minerais e microelementos que são saudáveis ​​e também concede a comida japonesa inimitável sabor.
- As principais religiões no Japão são o Xintoísmo (51,3%), o Budismo(38,3%), Cristianismo (1,2%) e outras (9,2%)
- O sistema de saúde japônes leva desvantagem por não ser de graça, mas leva vantagem por ser eficiente e rápido, o único problema é que existem muitos erros médicos, mas para isso você pode pedir uma segunda opinião caso não goste do primeiro diagnóstico, ou uma terceira, quarta até que você esteje satisfeito, afinal, clínicas especializadas e hospitais não faltam por aqui, em uma cidade você pode encontrar tantas clínicas especializadas ou até mesmo hospitais que dá a impressão que só existem doentes por aqui.



Laboratório de Informática- Professora : Mel
Alunos: Pedro Lucas Ferreira e Pablo Gomes Favero
Turma: 702


MÉXICO


1.   A Cidade do México é a capital e a segunda maior cidade das Américas.
2.   Chapultepec é um dos maiores parques urbanos do mundo; seu nome significa colina do gafanhoto e abriga o principal zoológico da cidade, muitos museus e um parque de diversões.
3.   O Castelo de Chapultepec foi o primeiro castelo construído no continente americano.
4.   A área metropolitana da Cidade do México é uma das maiores e mais populosas do mundo, com uma população estimada em cerca de 20 milhões vivendo na região.
5.   A Cidade do México está afundando 20 cm por ano e esse fato preocupa o governo, pois isso torna a capital mexicana muito sujeita a enchentes.
6.   O símbolo no centro da bandeira mexicana mostra uma águia comendo uma cobra sobre um cacto.
7.   A Universidade Autônoma do México (UNAM) é a mais antiga da América latina: foi fundada em 1551.
8.   Apesar da língua oficial ser o espanhol, são faladas 62 línguas indígenas no México, já que a maior parte da população mexicana tem antepassados indígenas (mais da metade é mestiça).
9.   As abelhas maias são originárias o México e têm a particularidade de não possuírem ferrão. Na floresta existem imensas que se alojam nos troncos das árvores
10. A "Basílica da Nossa Senhora de Guadalupe" é o Santuário Católico mais visitado do mundo, com 15 milhões de peregrinos ao ano.
11. Os primeiros povos a cultivar o tomate no mundo foram os Incas e os Astecas no ano de 700 A.C.
12. A culinária mexicana é uma das mais ricas do mundo, embora seja por vezes caracterizada como gordurosa e condimentada. É uma culinária rica em proteínas, vitaminas e minerais.
13. Os mexicanos têm o hábito de colocar pimenta em todos os pratos, inclusive em muitos doces e frutas.
14. O chocolate é originário do México e América Central. Seu nome vem de tchocoatl, um líquido escuro feito com cacau pelos astecas. As sementes do cacau eram usadas como moeda pelos astecas, com cem sementes se comprava uma escrava.
15. Conhecida no mundo todo, a tequila é um destilado feito a partír do sumo de uma planta chamada “agave tequilana” ou mescal.


Alunas: Walquiria Eduarda Gama de Oliveira e Nara Giulia
Turma: 701 – Laboratório de Informática- Professora: Mel


CHILE



1.   O Chile é um país da América do Sul, limitado a norte pelo Peru, a leste pela Bolívia e pela Argentina, a sul pelo estreito de Drake e a oeste pelo Oceano Pacífico.

2.   Apesar da sua localização na Polinésia, a Ilha de Páscoa faz parte do território chileno.

3.   Santiago, a capital, é uma cidade muito organizada, limpa e receptiva.

4.   A Catedral Metropolitana de Santiago começou a ser construída em 1748 e só teve as duas torres concluídas no final de 1800.
5.   O Palácio de La Moneda no centro é a sede da Presidência da República e foi construído entre 1786 e 1812.
6.   O Chile é um dos países do mundo com maior quantidade de vulcões em seu território. Entre ativos e inativos, existem cerca de 15 vulcões.
7.   O terreno mais árido do mundo fica no Chile, o Deserto de Atacama. Alguns estudiosos afirmam que uma área dele passou 571 anos sem ver uma gota de chuva. Lá as temperaturas podem variar de 40º C ao dia a 0º C à noite.
8.   A maior mina a céu aberto do mundo é a chilena Chuquicamata. Ela é uma gigantesca cratera com quatro quilômetros de comprimento e 2 de largura, com profundidade de 780 metros.
9.   Em um país de muitas temperaturas e paisagens diferentes não poderia faltar o supra-sumo da temporada fria: boas estações de esqui. As três maiores são: Termas de Chillan, Valle Nevado e Portillo.

10. Uma viagem inesquecível pode ser feita apenas para se conhecer a rota dos vinhedos e provar in loco a textura única dos vinhos chilenos, grande orgulho do país.
11. Os brasileiros não precisam de visto nem passaporte para entrar no Chile.
12. O Chile teve a honra de conquistar dois prêmios Nobel de literatura, ganhados por Pablo Neruda e Gabriela Mistral.
13. Na comida típica chilena o milho é rei, sendo o Pastel de Choclo (milho), um dos pratos mais conhecidos.
14. A empada chilena é uma receita de mais de 300 anos e consiste em um embrulho de massa simples recheado com "pino", mixtura de carne picada com cebola, azeitona, ovo e algumas passas. 
15. O "pisco sour" é um famoso drinque preparado com suco de limão e açúcar. Nos feriados nacionais costuma-se beber chicha, suco de uva ou maçã fermentado.


Aluno: Matheus Alburquerque da Fonseca e Thomaz de Paula Neves
Turma : 701 Laboratório de Informática- Professora: Mel


URUGUAI
-O Uruguai se chama oficialmente República Oriental do Uruguai. É um país localizado na parte sudeste da América do Sul cuja capital é Montevidéu.
-Montevidéu, fundada pelos espanhóis como uma fortaleza militar, tirou vantagem de seu porto natural e tornou-se um importante centro comercial.
-A praia de Pocitos, a mais próxima do centro, é uma das mais populares das que encontram-se ao longo da costa da cidade.
-. A cidade de Trinte e Três, capital do estado de mesmo nome, encontra-se assentada no vale do rio Olimar. A região destaca-se por alojar os encantos naturais mais impressionantes do Uruguai, como a Quebrada dos Corvos, excelente lugar para a observação de aves ou o Arroio Yerbal Chico.
-A ilha Gorriti frente a Punta del Leste foi declarada Parque Municipal, já que possui os restos das peças de artilharia militar e as construções que protegem a ilha de possíveis invasões.
- Segundo a opinião de especialistas, depois de Cuba, o Uruguai é o segundo país mais seguro das Américas.
-A taxa de analfabetismo é quase nula e a imprensa é livre e atuante.
-A criação de gado é a principal atividade agropecuária da nação e o pilar de sua economia, já que constitui mais de 40% em exportações anuais de carne, lã e peles.
- A Constituição da República garante a liberdade de cultos existindo, no país, a prática de diversas religiões. Mas a religião católica, presente em todo seu território, continua predominando entre os uruguaios.
- Em novembro de 2007 se tornou o primeiro país latino-americano e o segundo de todas as Américas (depois do Canadá) a reconhecer a união civil de pessoas do mesmo sexo em nível nacional.
- O candomblé é um ritmo característico do País. É tocado com três tambores feitos de madeira, com pele de animal na sua boca superior.
- A murga é um fenômeno típico que acontece no Carnaval de Montevidéu. Trata-se de um conjunto de pessoas que se reúnem para cantar e ensaiar para competições no Carnaval. Consiste em zombar e criticar os modelos de governo e na caracterização de personagens públicos de maior destaque ao longo do ano.
- Entre os pratos mais típicos encontram-se a buseca, uma condimentada sopa da cauda de bois com ervilhas e feijão, o chivito a base de lombo de vaca, queijo, tomate, alface e ovos firmes.
-O vinho da uva Tannat é hoje a maior preciosidade uruguaia. Além de ser um vinho de primeira qualidade é também recomendado pelos cardiologistas como remédio para baixar o colesterol devido ao alto teor de antioxidantes.

Laboratório de Informática- Professora: Mel
Alunos: Jadison Gonçalves Francisco e José Elias dos Santos

Turma: 701




Croácia

- A Croácia é um país europeu cuja capital e cidade mais populosa é Zagreb.
- Ex-integrante da Iuguslávia, a Croácia se tornou independente em 1991 e Zagreb foi escolhida como capital.
- O país hoje detém uma das economias mais fortes das ex-repúblicas jugoslavas e a segunda maior de toda a região dos Bálcãs, atrás apenas da Grécia.
- Seu território apresenta uma forma peculiar, parecida com uma ferradura, e faz fronteira com um número considerável de países vizinhos: Eslovênia, Hungria, Sérvia, Montenegro e Bósnia e Herzegovina, além de uma fronteira marítima com a Itália no Adriático.
- O litoral croata é banhado pelo mar Adriático. Lá existem muitas penínsulas, baías e mais de 1 000 ilhas que formam uma paisagem maravilhosa.
- O seu território continental é dividido em duas partes pelo Porto de Neum, na Bósnia e Herzegovina.
- A língua oficial, o croata, é um idioma eslavo meridional que utiliza o alfabeto latino. Outras línguas nativas são faladas por menos de 5% da população.
- A praia mais bonita está na ilha de Brac, na cidade de Bol, e se chama Zlatni Rat, que significa “cabo dourado”. A praia é em forma de seta, com mar dos dois lados e pinheiros ao centro.
- O país conta com sete Parques Nacionais, cinco na costa e dois no interior, que conformam 7,5% do território nacional. A Croácia presta grande atenção à proteção e conservação da natureza e da extraordinária riqueza de sua flora e fauna.
- O cartão postal mais famoso: a igreja de São Marcos e seu telhado decorado com o brasão do antigo reino da Croácia e o brasão da capital Zagreb.
- Alguns dos fatores atrativos são: a culinária típica, as ruínas gregas e romanas e o Palácio de Diocleciano construído no fim do século III para ser refugio do imperador romano.
- É um país pequeno, o que faz com quê as distâncias entre as cidades sejam curtas.
-O povo croata é muito receptivo e alegre, barulhentos e extremamente patriotas. É normal, de repente, ouvir um "Hrvatska"(Croácia) pelas ruas.
-As bebidas locais incluem a cerveja, ou pivo, sendo a Karlovačko a marca mais famosa; e as grappas, podendo ser aromatizadas com ervas, cereja ou mel.
-A comida mais abundantemente consumida é a pizza; e nao importa a hora do dia. Pode ser no café da manha, almoco, jantar ou como um lanche no meio da tarde.


Laboratório de Informática – Professora Mel
Alunos: Caique Carlos da Silva e Byan Teixeira caridade
Turma: 702







Nenhum comentário:

Postar um comentário