terça-feira, 15 de abril de 2014

"FAMÍLIA: A GENTE SE ENCONTRA AQUI!"

Começamos este ano um Projeto "FAMÍLIA: A gente se encontra AQUI!"
Quando tive a ideia deste nome, pensei no quanto "perdidos estão as crianças, adolescentes e jovens"...
Eles, realmente ,"não estão se encontrando"!
Evidente que todas estas fases já trazem consigo uma carga natural da "procura, do "encontro", "da identidade"... ( Como ESCOLA, queremos ajudar a passarem por todas estas fases da melhor forma possível...)
No entanto, a família é e sempre será a BASE na qual as dúvidas, as procuras, os encontros, a IDENTIDADE, o NOSSO EU, terá respostas. ( Boas ou más..)
Infelizmente, o que temos visto é uma terrível troca de valores e omissão.
Não estou culpando as famílias. Muitas , de fato, precisam de ajuda. Todavia, MUITAS escolheram delegar a outros a responsabilidade e a missão que é dela. Simplesmente, dela!
Escola, Igreja, Instituições, podem auxiliar na educação e na formação destas crianças, adolescentes e jovens. Porém, JAMAIS substituirão a maior de todas as INSTITUIÇÕES: A FAMÍLIA
Verdadeiramente, É NA FAMÍLIA QUE A GENTE SE ENCONTRA!
É no ambiente "sagrado, divino, imaculado", do LAR que as crianças aprendem lições que NENHUM professor poderá ensinar.
É no ambiente "supremo"do lar que os adolescentes reconhecem o poder que possuem sobre suas decisões na escolha do JOVEM que porventura venham a ser e futuramente o "adulto que será parte desta sociedade".
É neste LUGAR TÃO PODEROSO que nós , sem exceção, somos marcados com "estigmas eternos".
Sinais , traços de nossa personalidade, raízes de nossas limitações, razões de nossas emoções, são sem dúvida, consequência dessa "forma" chamada LAR!
Sem dúvida alguma, a Família é o útero da sociedade. Lá se formam os cidadãos, os brasileiros, os HUMANOS ou "desumanos". ( Quanta deformação que não se pode apelidar de "especiais"....)
A mídia tem contribuído tremendamente para que entre neste divino "Útero", diversos vírus capazes de gerar deformações no "feto" e consequentemente a "sociedade deformada" que hoje nos assusta a cada dia mais. ( Detalhe importante: Querendo ou não somos parte desta sociedade e suas deformações).
"O mais esperto, é aquele que trapaceia. Bobo é ser honesto". Devolver uma carteira cheia de dinheiro achada na rua é quase um ato insano, o normal é tirar o dinheiro e jogar os documentos no lixo!" "Trair  é uma questão subjetiva, ser fiel é meio careta, pois afinal, como disse a fala de um ator da NOVELA, "casamento não é prisão", ingerindo nas crianças, adolescentes e jovens que assistem, o "vírus" capaz de os tornar livres de qualquer compromisso, ainda que comprometidos!"
Enfim, estamos vivendo um tempo de "bombardeio" na família.
E como é nela o lugar do "encontro", da Identidade, da "Salvação", de "um futuro melhor" com mais HUMANOS SARADOS, para uma SOCIEDADE menos Deformada, estamos desejando participar da luta contra "os vírus das deformações" , empenhados na construção e distribuição de  antídotos tão preciosos, como por exemplo: O amor, respeito, compreensão, paz, harmonia, honestidade, justiça, perdão, solidariedade, dignidade e liberdade. Liberdade ao menos para desligar a TV quando o programa não for bom para "meus filhos assistirem". Liberdade para ao menos "conversar com meus filhos" sobre como foi a Escola. Liberdade para assumirmos nossa família como nosso bem mais precioso. Liberdade até para ir à Escola de meu filho e assumir a maior missão que a família recebeu e que a mãe de Martin Luther King respondeu quando perguntaram a ela o segredo da educação que gerou um filho tão maravilhoso e a mesma respondeu: “Procurei dar-lhe raízes e asas”.
Que linda resposta! Que possamos com este Projeto ao menos gerar o desejo em nossos alunos e suas famílias para sonharem com "raízes e asas".
E como a Flávia sempre diz: Sonho que se sonha só é só um sonho. Mas, sonho que se sonha junto, é realidade
Eu estou sonhando... Deus também sonhou... Alguém mais se candidata?
Andrea Léo ( Mel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário