terça-feira, 15 de abril de 2014

"FAMÍLIA: A GENTE SE ENCONTRA AQUI!"

Começamos este ano um Projeto "FAMÍLIA: A gente se encontra AQUI!"
Quando tive a ideia deste nome, pensei no quanto "perdidos estão as crianças, adolescentes e jovens"...
Eles, realmente ,"não estão se encontrando"!
Evidente que todas estas fases já trazem consigo uma carga natural da "procura, do "encontro", "da identidade"... ( Como ESCOLA, queremos ajudar a passarem por todas estas fases da melhor forma possível...)
No entanto, a família é e sempre será a BASE na qual as dúvidas, as procuras, os encontros, a IDENTIDADE, o NOSSO EU, terá respostas. ( Boas ou más..)
Infelizmente, o que temos visto é uma terrível troca de valores e omissão.
Não estou culpando as famílias. Muitas , de fato, precisam de ajuda. Todavia, MUITAS escolheram delegar a outros a responsabilidade e a missão que é dela. Simplesmente, dela!
Escola, Igreja, Instituições, podem auxiliar na educação e na formação destas crianças, adolescentes e jovens. Porém, JAMAIS substituirão a maior de todas as INSTITUIÇÕES: A FAMÍLIA
Verdadeiramente, É NA FAMÍLIA QUE A GENTE SE ENCONTRA!
É no ambiente "sagrado, divino, imaculado", do LAR que as crianças aprendem lições que NENHUM professor poderá ensinar.
É no ambiente "supremo"do lar que os adolescentes reconhecem o poder que possuem sobre suas decisões na escolha do JOVEM que porventura venham a ser e futuramente o "adulto que será parte desta sociedade".
É neste LUGAR TÃO PODEROSO que nós , sem exceção, somos marcados com "estigmas eternos".
Sinais , traços de nossa personalidade, raízes de nossas limitações, razões de nossas emoções, são sem dúvida, consequência dessa "forma" chamada LAR!
Sem dúvida alguma, a Família é o útero da sociedade. Lá se formam os cidadãos, os brasileiros, os HUMANOS ou "desumanos". ( Quanta deformação que não se pode apelidar de "especiais"....)
A mídia tem contribuído tremendamente para que entre neste divino "Útero", diversos vírus capazes de gerar deformações no "feto" e consequentemente a "sociedade deformada" que hoje nos assusta a cada dia mais. ( Detalhe importante: Querendo ou não somos parte desta sociedade e suas deformações).
"O mais esperto, é aquele que trapaceia. Bobo é ser honesto". Devolver uma carteira cheia de dinheiro achada na rua é quase um ato insano, o normal é tirar o dinheiro e jogar os documentos no lixo!" "Trair  é uma questão subjetiva, ser fiel é meio careta, pois afinal, como disse a fala de um ator da NOVELA, "casamento não é prisão", ingerindo nas crianças, adolescentes e jovens que assistem, o "vírus" capaz de os tornar livres de qualquer compromisso, ainda que comprometidos!"
Enfim, estamos vivendo um tempo de "bombardeio" na família.
E como é nela o lugar do "encontro", da Identidade, da "Salvação", de "um futuro melhor" com mais HUMANOS SARADOS, para uma SOCIEDADE menos Deformada, estamos desejando participar da luta contra "os vírus das deformações" , empenhados na construção e distribuição de  antídotos tão preciosos, como por exemplo: O amor, respeito, compreensão, paz, harmonia, honestidade, justiça, perdão, solidariedade, dignidade e liberdade. Liberdade ao menos para desligar a TV quando o programa não for bom para "meus filhos assistirem". Liberdade para ao menos "conversar com meus filhos" sobre como foi a Escola. Liberdade para assumirmos nossa família como nosso bem mais precioso. Liberdade até para ir à Escola de meu filho e assumir a maior missão que a família recebeu e que a mãe de Martin Luther King respondeu quando perguntaram a ela o segredo da educação que gerou um filho tão maravilhoso e a mesma respondeu: “Procurei dar-lhe raízes e asas”.
Que linda resposta! Que possamos com este Projeto ao menos gerar o desejo em nossos alunos e suas famílias para sonharem com "raízes e asas".
E como a Flávia sempre diz: Sonho que se sonha só é só um sonho. Mas, sonho que se sonha junto, é realidade
Eu estou sonhando... Deus também sonhou... Alguém mais se candidata?
Andrea Léo ( Mel)

segunda-feira, 14 de abril de 2014

PLANTE UMA ÁRVORE!!!!

                                 "Plante uma árvore porque vai enfeitar a nossa cidade"
                                         "Plante uma árvore para a saúde melhorar"
                     "Plante uma árvore porque as árvores trazem oxigênio para gente"
              "Plante uma árvore porque quando tem sol quente , ela dá sombra fresca"
                                    "Plante uma árvore porque as árvores dão saúde."
                           "Plante uma árvore porque lugar cheio de árvore é mais bonito!"
                                   "Plante uma árvore para o bem do nosso Brasil."
           " Plante uma árvore porque quanto mais árvores mais puro é o nosso ar!"
                                              "Plante uma árvore para dar sombra!"
                                     "Plante uma árvore para salvar o Planeta Terra!"
                            "Plante uma árvore para termos um lugar melhor de viver"
                                 "Plante uma árvore porque as árvores são boas!"
              "Volta Redonda precisa de mais árvores! Plante muitas árvores!"
                                "Plante uma árvore para acabar com a poluição!"
                        "Plante uma árvore porque é bom para o nosso pulmão"!
                             "Plante uma árvore pra gente não andar no sol quente!"
                                       "Plante uma árvore para dar flores bonitas!"
                          "Plante uma árvore para dar ar puro na cidade toda!"
     "Plante uma árvore porque as árvores fazem as pessoas viverem com saúde!"
                                                "Plante uma árvore para dar frutas!"
                "Plante uma árvore porque sem árvores fica feio o lugar e quente!"
               "Plante uma árvore porque isso é um gesto de amor pela natureza!"
                     "Plante uma árvore porque com as árvores tudo fica melhor!"
                                "Plante uma árvore para ter mais saúde e beleza!"
                  "Plante uma árvore para colorir o nosso bairro e dar vida boa!"
"Plante uma árvore porque as árvores são maravilhosas para a saúde e enfeitam qualquer lugar!"

Turma: 501
Laboratório de Informática- Professora Mel

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Turma 801 pergunta: Qual a diferença entre dissertação e crônica?


A Turma 801 hoje, aprendeu  a diferença entre dissertação e crônica. Vimos alguns exemplos e tentamos criar nossos textos.

Dissertação:
Dissertar é refletir, debater, discutir, questionar a respeito de um determinado tema, expressando o ponto de vista de quem escreve em relação a esse tema. Dissertar, assim, é emitir opiniões de maneira convincente, ou seja, de maneira que elas sejam compreendidas e aceitas pelo leitor; e isso só acontece quando tais opiniões estão bem fundamentadas, comprovadas, explicadas, exemplificadas, em suma: bem ARGUMENTADAS (argumentar= convencer, influenciar, persuadir). A argumentação é o elemento mais importante de uma dissertação. A dissertação é muito utilizada no mundo cientifico. 

Crônica:
A crônica é o único gênero literário produzido essencialmente para ser vinculado na imprensa, seja nas páginas de uma revista, seja nas de um jornal. Quer dizer, ela é feita com uma finalidade utilitária e pré-determinada: agradar aos leitores dentro de um espaço sempre igual e com a mesma localização, criando-se assim, no transcurso dos dias ou das semanas, uma familiaridade entre o escritor e aqueles que o lêem. Em regra geral, a crônica é um comentário leve e breve sobre algum fato do cotidiano. Para ser lido enquanto se descansa numa poltrona. O comentário pode ser poético ou irônico, mas o seu motivo, na maioria dos casos, é o fato miúdo: a notícia em quem ninguém prestou atenção, o acontecimento insignificante, a cena corriqueira. Nessas trivialidades, o cronista surpreende a beleza, a comicidade, os aspectos singulares. O tom é o de uma conversa aparentemente banal. A crônica busca o pitoresco ou o irrisório no cotidiano de cada um. 

JOÃO MIGUEL LÉO CASTILHO



Essa foto foi presente para meu esposo de nosso filho tão desejado que se foi...
Estou voltando ao "Poetícias da vida" pois a vida não pode parar...
Meu pequeno guerreiro nasceu com um problema cardíaco, mas como um grande valente, lutou por dias que pareciam eternidades.
Todavia, numa certa tarde, ele cansou... E depois de sorrir para o papai, abrir os olhinhos para mim,  se despediu e foi embora para o seu Criador.
Quem , com tanto sacrifício, gerou um filho dentro se si e com ele nutriu imagens de alegria, amor e esperança, vai entender meu afastamento das "poetícias da vida",  ao ter recebido apenas imagens de dor e sofrimento ao ver seu bebezinho entubado, morrendo... ( Os sons dos aparelhos do CTI ainda ecoam dentro de mim! Talvez ecoem para sempre...)
Certamente, dores não se medem. No entanto, hoje posso dizer que de todas as dores que tive na vida, perder um filho tão amado e querido, é dor sem medida.
Ter que colocar sacos de gelo nos seios para secar o leite que tanto sonhei dar ao meu Príncipe, foi como colocar gelos na alma... Alma que endureceu assim como o "leite", causando uma dor "empedrada"!
Porém, empedrada ou em pedaços, a vida continua... E seguindo o exemplo do maior e mais lindo Príncipe Guerreiro, estou voltando, lutando, tentando ser tão valente quanto ele, meu filhinho João Miguel Léo Castilho, a quem um dia hei de ter em meus braços e dar-lhe todos os beijinhos que tanto sonhei... Queria muito poder lhe dar todo amor que ele merecia, mas não pude...
Tudo que posso é agradecer a Deus pela honra de ser sua mãe e me esforçar ainda que "empedrada" para ser uma pessoa tão nobre e tão valente quanto ele!
Por isso estou de volta, lutando pela vida, pelas "Poetícias da vida" ; e declarando aqui, que nosso Príncipe Guerreiro foi uma das maiores POETÍCIAS que tivemos.

                                                                Andrea Léo Castilho ( Mel)