terça-feira, 3 de abril de 2012

CONSTRUINDO UMA NOVA HISTÓRIA

Esse Projeto foi criado com o intuito de ofertar aos nossos alunos oportunidades para "escreverem" as mais belas páginas na história de suas vidas.
Temos visto, lamentavelmente, uma grande parcela de jovens "borrando" suas páginas com violência, com dores e dissabores que poderiam ter sido evitados, caso suas escolhas tivessem sido outra.
O que me impulsionou a este Projeto, foi imaginar a "possibilidade" de influenciar nessas "escolhas"do PRESENTE que fazem toda a diferença para a construção do FUTURO.
Evidente que essa influência é bem menor do que eu gostaria. Porém, só o fato de poder proporcionar "uma reflexão" quanto a nossa RESPONSABILIDADE no que alguns chamam de "destino", já é , ao meu ver, uma POETÍCIA!
E quando eu pensei neste nome : " CONSTRUINDO UMA NOVA HISTÓRIA", foi inspirado em minha própria vida, cuja história está sendo "reescrita" por escolhas mais sábias e aprendizados que modificam o que seria um "destino" de dor, em um destino de amor. Pois DESTINO, nada mais é do que o somatório de nossas escolhas, certas ou erradas.
Minha pretensão, portanto, não é escolher pelos nossas alunos ( quisera pudesse...), mas oferecer a eles meios para que façam a melhor opção, a fim de que possam escrever uma nova história para essa juventude tão cheia de páginas em branco. ( Mel Léo)
_____________________________________________________________________

Eis o esboço das ideias:

Projeto:CONSTRUINDO UMA NOVA HISTÓRIA

Laboratório de Informática e Toda Escola

Turno matutino

IIE: Andrea Léo ( MEL)



Objetivo geral:


Prevenir possíveis histórias de fracasso, oferecendo oportunidades para construção de uma qualidade de vida no Presente que contribua para transformar o futuro.


Justificativa:


Tendo em vista o índice de jovens com péssima qualidade de vida, em quase todas as áreas, construindo assim um futuro com grande probabilidade de fracasso, estaremos trabalhando a fim de oferecer meios pelos quais no PRESENTE possamos juntos melhorar a nossa qualidade de vida para que a probabilidade de um futuro bem sucedido cresça.



Temas a serem trabalhados:


-Qualidade de vida física: ( Higiene, Conservação do espaço escolar, Dengue, Saúde do corpo : Alimentação, atividades físicas, drogas, violência, ….)


_ Qualidade de vida social: Bullying ( Respeito às diferenças), Cidadania, ECA, Ética, “valorização do estudo” com exemplos reais de histórias que foram modificadas pelo mesmo...


-Qualidade de vida emocional (espiritual): VALORES, Ética, autoestima, autoconhecimento , “ditadura da beleza”, violência...



ATIVIDADES:


_ Palestras, visitas em orfanatos, asilos, escolas de sucesso:

( Garra, Escola Técnica, etc.

_Mensagens diárias -reflexão :( Textos , slides, vídeos, música, etc...)

_leitura de um livro por bimestre com a culminância de uma apresentação geral sobre o mesmo, feita por cada turma. Seja em forma de teatro, confecção de cartazes, resenha, etc...

_Criação de um Saral com livros confeccionados pelos alunos sobre a história de vida de cada um.

_Vídeos de depoimentos sobre Histórias REAIS.

_Teatro com o tema “Uma Nova História”.

_Confecção de um álbum de fotos com transformações de vidas, de realidades, de ambientes... etc

_Inserir no blog da escola uma parte para conter relatos de histórias reais que possam servir de exemplo.

_ Pesquisa interdisciplinar sobre as diversas profissões e apresentação do Trabalho para todos os alunos, para que todos possam conhecer o que cada profissão tem de melhor, a fim de darmos a eles a sementinha de um sonho, com a “antiga pergunta”: O que eu desejo ser?

Podemos chamar enfermeiros, engenheiros, lixeiros, donas de casa, para depoimentos e entrevistas....etc

_Quadro de valores nutritivos das comidas servidas na Escola.

_Quadro de valores nutritivos dos alimentos rotineiros dos alunos ( estatística), fazendo um paralelo das doenças mais frequentes e sua relação com a alimentação.

_Concurso de beleza: A MISS ROMA!

( Colocar como critério a beleza interior também, ou seja, as candidatas não podem ser apenas belas exteriormente. Os professores deverão descrever um perfil geral da candidata para os jurados avaliarem na hora do concurso.)

_Concurso de Talentos, sendo que as apresentações deverão estar ligadas ao tema: CONSTRUINDO UMA NOVA HISTÓRIA

-Utilizar o jornal da Informática para uma coluna envolvendo temas sobre como construir uma história de sucesso em todas as áreas, assim como uma parte na Rádio falando sobre o assunto.

_VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR ( Textos sobre os mesmos, reflexões, homenagens singelas, apresentações de trabalhos como : caricatura de um professor, acróstico do nome, entrevistas, etc...)

_DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS : “Imitar a cultura americana naquilo que é bom”. Um dia para: Partilha, teatro, mensagens, músicas, apresentações, oração e reflexão sobre ação de graças.

_ CONSTRUINDO NO ROMA: Conhecer a história do Roma como um bairro em crescimento ( antes e depois). Convidar para depoimentos, entrevistas, pessoas que aqui estão construindo seu futuro: Donos de mercados, funcionários da Saúde, Educação, etc, ...

-Criação de uma música para tema do Projeto

_Concurso de Poesias sobre o tema.

_Dia da família na Escola ( pais e filhos juntos participando de atividades que envolvam os temas sobre qualidade de vida)

-Criação de um filme sobre a história do Nilton Penna.

_Maquetes com temas como “A Escola que queremos” A Sociedade que sonhamos” etc...

_ Desfile com o Tema “UMA NOVA HISTÓRIA”

Podemos usar a história do Brasil como base... ( Índios, Portugueses, etc...Até chegar no ROMA...)


obs: Apesar destas ideias serem "coisas de minha cabeça de mel rs", este Projeto será de toda a Escola, não apenas do Laboratório de informática, pois somos uma equipe e como equipe, trabalhamos juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário