quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Aprendendo a Dissertar...


Dissertar é um ato praticado pelas pessoas todos os dias. Elas procuram justificativas para a elevação dos preços, para o aumento da violência nas cidades, para a repressão dos pais. É mundial a preocupação com a bomba atômica, a AIDS, a solidão, a poluição. Muitas vezes, em casos de divergência de opiniões, cada um defende seus pontos de vista em relação ao futebol, ao cinema, à música.
A vida cotidiana traz constantemente a necessidade de exposição de idéias pessoais, opiniões e pontos de vista. Em alguns casos, é preciso persuadir os outros a adotarem ou aceitarem uma forma de pensar diferente. Em todas essas situações e em muitas outras, utiliza-se a linguagem para dissertar, ou seja, organizam-se palavras, frases, textos, a fim de, por meio da apresentação de idéias, dados e conceitos, chegar-se a conclusões.
Em suma, dissertação implica discussão de idéias, argumentação, organização do pensamento, defesa de pontos de vista, descoberta de soluções. É, entretanto, necessário conhecimento do assunto que se vai abordar, aliado a uma tomada de posição diante desse assunto. E nosso objetivo ao trabalharmos com a dissertação no Laboratório é justamente preparar os alunos para saberem se colocar adequadamente na linguagem escrita, organizando o pensamento pautado nas regras básicas da gramática oficial.

O ensino da nossa Língua materna”

O ensino da língua portuguesa nas escolas deveria ser valorizado pelos alunos, mesmo que ele não goste, deveria levar a serio e se esforçar.
Pois, nós temos que aproveitar as oportunidades que nos oferecem na vida , porque muitas pessoas não tem oportunidades e nós que temos não sabemos valorizar.
E, uma vez que você estuda, você aprende mais.
Os maiores problemas que enfrentamos como usuários da língua materna são: Criar textos, falar corretamente, etc...
Então, temos que consertar isso agora enquanto temos tempo.
Por isso que o melhor que temos que fazer é ler livros, dicionários etc....
Dessa forma, esse problema de não sabermos usar a língua, não prejudicará nosso cotidiano, porque ficará fácil encontrar um bom emprego no futuro se soubermos usar corretamente a nossa Língua.
Com isso, a melhor maneira de evitar que essas dificuldades interfiram na nossa vida, é estudando e aproveitando as oportunidades que temos.
Sendo assim vamos valorizar a língua portuguesa , porque é muito importante sabermos a nossa própria Língua e isso vai nos ajudar muito para construirmos um futuro melhor.

Aluna:Lairiane Aparecida de Souza
Turma: 902
Laboratório de Informática- Professora Mel


As consequências dos erros
A dificuldade de certas pessoas de reconhecer seus próprios erros é um problema grave e mais tarde a vida poderá ensinar da pior forma .
A dificuldade de reconhecer os erros pode surgir quando se ouve a verdade e não se aceita ouvir principalmente sobre os próprios defeitos
Um dos maiores problemas que essa dificuldade pode causar , é se auto criticar e não aceitar a crítica de outros.
Por isso, a solução para reconhecer o erro é ser mais paciente, manter a calma e saber ouvir aquilo que as outras pessoas tem pra falar conosco.
Existem vários tipos de ajuda para esse problema : Livros, conselhos de psicologas e diversos outros... E existe um mais fácil que e consultar em seites na internet
Saber ouvir e aceitar quando algumas pessoas apontam os seus erros , pensar bem antes de dar uma má resposta deve ser uma boa atitude a tomar.
Portanto, devemos nos avaliar todos os dias para não cometermos mais os mesmos erros e aceitar quando alguém quer nos aconselhar .
Devemos aprender a sermos pacientes e ouvir mais do que falar.


Aluna: Vanessa Leite
Turma 901
Laboratório de Informática



Nenhum comentário:

Postar um comentário