quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A RAZÃO DO NOME

Antes do Recesso, tivemos uma capacitação onde a professora Patrícia nos "desafiou" a criarmos uma Rádio dos Professores para propagarmos as boas notícias que acontecem nas Escolas.
E me pediu para escrever um texto sobre isto. Cujo mesmo é :

Interessante a “Sociedade Moderna”...

O avanço da tecnologia cresce com a “velocidade da luz” e as informações ultrapassam barreiras que outrora seriam sonhos utópicos.

Com a democratização “sem censura” nascida da Globalização, todos, (bem ou mal) possuem VOZ... ( Se serão ouvidos não sei, mas podem ecoar os sons que quiserem).

Todavia, o que dá “ibope”, o que se torna “manchete” é geralmente o “som das desarmonias”. Isto, num âmbito geral. Porém, se tratando de ESCOLA, infelizmente tem sido a única “voz ouvida”: ( Professores reclamam de salário, alunos indisciplinados, violências, etc...)

Foi, com intuito de colocar no AR a harmonia dos sons, é que nasceu a ESCOLA NO AR, pela inciativa da Professora Patrícia Osório, a qual desafiou o grupo de Implementadoras da segunda fase a entoar a “melhor canção” da Educação. Pois, com certeza, o que acontece nas Escolas de belo, bom e harmônico, é bem maior que as “notas tortas” ouvidas no dia a dia.

Portanto, que os ares da “Sociedade Moderna”, sejam inundados das “boas notícias” que ocorrem rotineiramente nas Escolas que sobrevivem ao caos da desarmonia, sem jamais perderem a alegria do tom maior: O AMOR, que nos impele a continuar acreditando numa educação mais harmônica...

( Mel – IIE da Escola Municipal. Nilton Penna Botelho)


Parece que o Universo conspira para trazermos à existência nossos "devaneios mais nobres", tornando-os "sonhos reais". Pois, dias antes da criação do texto solicitado pela amiga Patrícia, me deparei com uma cena belíssima, cuja mesma eu acompanhei através da janela de um ônibus. E recordo-me que naquele dia ainda pensei:

"Poxa, se fosse uma cena de roubo, estupro, terror, com certeza, sairia na mídia, alguém iria fotografar, ou até filmar, redigiria um texto sensacionalista e propagaria, talvez por meses, a mesma notícia... Todavia, como é uma cena bonita, de amor, de ternura e leveza, ninguém nem percebe ( com exceção dos que possuem alma de poeta rs).

E "cá com meus botões em flor", analisei: Coisas belas, boas e nobres, viram "poemas, poesias... Porém, quase nunca, notícias do dia a dia".

Por que , então, não unir a emoção com a comunicação?

Por que, então, não fazer virar notícia as poesias da vida, que não são feitas apenas de versos, mas de atos diversos?

Atos de justiça, amor, paz, harmonia, solidariedade, ternura e alegria.

Milhões de pequenos atos grandiosos que passam despercebidos, porque o ser humano tem a tendência de valorizar mais "o feio" que o "bonito".

Foi pensando nisso que surgiu ao meu "coração" a ideia deste blog, com um nome bem sugestivo daquilo que eu estava a meditar.

Pois, já que me coloquei a "sonhar" com um mundo melhor, ( pelo menos a meu redor), onde as coisas bonitas virassem notícia, ( não apenas poemas, poesias), por que então não chamá-las de poe-tícias?

POETÍCIAS, é portanto, notícias que valem a pena espalhar, para que possamos aprender a valorizar o que realmente importa...

De todos os apelidos carinhosos que já ganhei, ROMA , foi o que mais em mim guardei. E quando fui trabalhar no ROMA ll, todas as vezes que avistava o ônibus com este nome, meu coração ficava enorme... ( Quase explodia em meu "peito de ROMA").

E quando cheguei nesta Escola, percebi que Deus não escreve certo por linhas tortas, pois quem escreve a nossa história somos nós. Porém, Deus nos dá sempre a "melhor caneta" e endireita as "linhas que entortamos" por nossos enganos.

Encontrei, pois, no Roma, a personificaçao do amor...

E meu desejo com o blog "Poetícias do ROMA", é espalhar esse "AMOR" como notícias boas, belas e nobres...

Porque, o que dá notícia no POETÍCIA, é a vida na sua expressão mais linda!

Que venham, então, as poetícias!!!

Mel











Nenhum comentário:

Postar um comentário